Sessão Nostalgia: Autobus

Acervo de Eduardo Cunha
No dia 05 de abril de 1940, o Sr. Octávio Augusto da Costa começava a operar uma linha entre os distritos de Itaipava e Posse e o Centro de Petrópolis Começava assim a historia da Autobus – lê-se Autóbus – a mais antiga empresa de ônibus em atividade na cidade imperial.
Acervo do site Cia de Onibus.
No início, eram quatro veículos auto-ônibus (daí o nome da empresa), com carroceria de madeira, transmissão de correntes e pneus de borracha maciça. Quatro anos depois, o Sr. Domingos José Pereira adquiriu a empresa.
Novos CERMAVA da AUTOBUS. Acervo do site Cia. de Ônibus
O mundo passava pela sua segunda guerra…ver outros acontecimentos…, a Autobus estava localizada no distrito de Pedro do Rio e possuía apenas dois ônibus Mas desejando realizar o sonho de constituir uma empresa para a família, Domingos José foi em frente e conseguiu adquirir a primeira sede da empresa e dez ônibus novos.

Acervo de Eduardo Cunha
Em 1967, a Autobus perde o empenho e dedicação de Domingos José Ferreira, mas sua família prosseguiu e manteve a luta e dedicação de seu patriarca. Nos anos 80, a Autobus teve problemas com o congelamento das tarifas municipais. Mas soube vencer as dificuldades e assim ajudou a pavimentar o caminho do desenvolvimento e do progresso petropolitano.

Um dos ônibus da Autobus, operando a linha Itaipava x Posse. Foto: Luiz Antonio Doria
Uma das primeiras a aderir o SIT – Sistema Integrado de Transporte – com a inauguração dos terminais de integração dos distritos de Corrêas e Itaipava, em 1992, a Autobus atualmente é administrada por Manoel José Pereira, único filho de Domingos José na administração da empresa, e por três netos do patriarca da família Pereira.

AUTOBUS, ontem e hoje…em fotos…


Acervo Cia de Onibus
Acervp: Cia de Onibus
Acervo de Jorge Ferreira/Onibus & Cia.
Acervo de Victor Ferreira/Onibus & Cia
--
Fonte: http://www.rdvetc.com/2011/sessao-nostalgia-autobus/

Adblock Detectado

Atenção, foi detectado extensão Adblock em seu navegador.

Para visualizar corretamente esta página você deverá desativar a extensão Adblock.

Desative a ferramenta Adblock e recarregue esta página.

×