Conheça a história da Viação Cidade do Aço

Íntegra de reportagem publicada na Revista Abrati

Criada em 1951 para transportar trabalhadores entre Barra Mansa e Volta Redonda, quando da instalação da Companhia Siderúrgica Nacional, a Viação Cidade do Aço coloca-se, hoje, entre as empresas mais preparadas para fornecer serviços de qualidade no transporte de pessoas.
Viação Cidade do Aço. Foto: Divulgação - Viação Cidade do Aço/ABRATI.
Em 1951, o empreendedor Geraldo Ozório Rodrigues, dono de um negócio de extração de madeira, produção de dormentes ferroviários e carvão vegetal na cidade de Barra Mansa, associou-se aos fazendeiros Iraci Cambraia e Francisco Balte, seus amigos, na abertura de uma linha de lotação entre essa cidade e o distrito de Volta Redonda, onde estava sendo implantada a Companhia Siderúrgica Nacional. A proposta de transportar pessoas pelo sistema de lotação se deveu ao fato de que já havia uma linha de ônibus operando entre as duas localidades. O serviço de lotação foi autorizado e os donos decidiram utilizar, ao invés de automóveis, jardineiras com capacidade para 12 a 16 passageiros. Em homenagem a Volta Redonda, deram à empresa o nome de Viação Cidade do Aço.

A ideia foi um sucesso; em pouco tempo as jardineiras passaram a trafegar sempre lotadas, suplantando o anterior serviço de transporte por ônibus. Em seguida, a Viação Cidade do Aço teve aceito o seu pedido para abrir uma linha entre Barra Mansa e a cidade do Rio de Janeiro, utilizando micro-ônibus. Mais tarde, ela também passou a operar transporte de pessoas em linhas que ligavam a cidade do Rio de Janeiro a várias outras, como Resende, São José dos Campos, Itajubá, Caxambu e Angra dos Reis.
Viação Cidade do Aço. Foto: Divulgação - Viação Cidade do Aço/ABRATI.
A Cidade do Aço ficou sob o controle de Geraldo Ozório Rodrigues durante pouco mais de duas décadas. Em 1972, a empresa foi transferida aos irmãos Curvello (Ariel, Abelmar e Aldemir), que aperfeiçoaram o sistema de gestão, ampliaram as modalidades de serviços e deram início a uma fase de crescimento e modernização sem precedentes. Em 1993, eles construíram à margem da Via Dutra um grande e moderno Parque Rodoviário, para abrigar a sede da transportadora e suas principais instalações e serviços. O parque representou um salto para a qualidade total, transformada em política permanente pelo diretor executivo da empresa, Joel Fernandes Rodrigues. Desde então, ele tem sido o principal responsável pela gestão operacional da companhia.

São conhecidas as carreatas que a Viação Cidade do Aço promove periodicamente nas cidades de Barra Mansa e Volta Redonda para apresentar ônibus novos recém-adquiridos. Ao longo dos seus 65 anos, cada novo modelo incorporado invariavelmente representa um estágio mais avançado da indústria de chassis e da indústria encarroçadora. Os novos carros da Viação Cidade do Aço dispõem de monitores LCD, teto solar e luz individual para leitura em LED. Todos contam com monitores de vídeo e têm sinal permanente de internet (Wi-Fi) a bordo, para que os passageiros possam se conectar a qualquer tempo. Tomadas para carregar baterias de celular e de outros equipamentos eletrônicos, café, água e outros serviços estão disponíveis no salão de passageiros. O conforto é ainda maior graças à suspensão pneumática.
Viação Cidade do Aço. Foto: Divulgação - Viação Cidade do Aço/ABRATI.
Além do bom atendimento, fruto de constantes treinamentos durante o ano, os aspectos de acessibilidade, praticidade e conforto recebem todos os cuidados. A lotação máxima dos carros é de 38 pessoas, de modo a oferecer espaço mais amplo entre as poltronas, que também são mais largas. Enfim, são sistematicamente adotadas e implementadas todas as novidades tecnológicas que efetivamente possam contribuir para elevar o padrão de conforto dos clientes.

O diretor executivo do Grupo Cidade do Aço, Joel Fernandes Rodrigues, faz questão de ressaltar, também, o importante papel desempenhado por cada colaborador durante todos esses anos. “Sem eles, sem o seu esforço e o brilho nos olhos, chegar até aqui seria impossível. Nossos colaboradores continuam fazendo a diferença.”

Parabéns Cidade do Aço, seus primeiros 65 anos enche o Juntos a Bordo de muito orgulho!

Se você tem interesse em ler a matéria na íntegra, basta acessar o portal abrati.org.br e conferir a última revista Abrati.

Créditos: Juntos a Bordo - Abrati

Adblock Detectado

Atenção, foi detectado extensão Adblock em seu navegador.

Para visualizar corretamente esta página você deverá desativar a extensão Adblock.

Desative a ferramenta Adblock e recarregue esta página.

×